Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Importância e influência de Descartes na atualidade

     O "Discurso do Método" de Descartes é um marco e referencial não só pra a filosofia, mas para inúmeras áreas do conhecimento humano. Sua ideologia, ao contradizer o pensamento medieval, além de enraizar importantes preceitos na moral atual, permitiu a criação e avanço de diversas técnicas, como é o caso do venerado método científico.
     Apesar desses grandes efeitos e incontáveis frutos, ainda nos dias de hoje, são cotidianas ações impulsivas e que faltam com a reverência pela lógica, questionamento e auto reflexão presente em muitos parágrafos de sua obra. Descartes não afirma uma idealização dos fins, mas ressalva a importância do foco no objetivo como variável de peso capaz de nortear ações, conferindo-lhes maior efeito e significado.
    Visto isso, desmembram-se diversas reflexões, como:
- Um sujeito que diz ter objetivado a ajuda ao próximo, lhe entrega 2 reais. Apesar de aparentemente altruísta, será que tal quantia resolveu o problema do necessitado? Será que de fato ajudou e o tirou daquela condição? Ele tem a certeza que outros farão o mesmo para de fato o auxiliar? Ou talvez apenas atuou na consciência do sujeito em questão? Apenas comprou uma consciência limpa e felicidade por míseros 2 reais? Será que tal ações não atuaram mais num alívio emocional do que num auxílio efetivo que primeramente, era seu objetivo? Deste modo, vemos que a falta de clareza mental e reflexão permitiu que o indivíduo se afastasse de seu objetivo se contentando com caminho conveniente e fácil, conferindo às suas ações e objetivos, carácter antagônico.
     Independente de quaisquer particularizações e equívocos argumentativos presentes na obra, o fato é que ela é capaz de impor diversos aprimoramentos conceituais. E Descartes foi e ainda é, de extrema importância e necessidade para a formação de conceitos e ideologias presentes nos dias de hoje. Ela ajuda à: "remover a terra movediça e a areia, para encontrar a rocha e argila" no emaranhado de destacadas leis e falsas verdades à nossa volta .

João Victor Cruz1º Ano Direito Diurno/Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário