Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013


A contemporaneidade do pensamento racionalista


Publicado durante o século xvii, a obra de René Descartes, o Discurso do Método, encontra-se como matriz do pensamento contemporâneo. Situando-nos em um contexto cujo espaço para superstições já está fadado à falibilidade, este estigma erigi-se com o pensamento moderno de Descartes.
 Pautando-se pelo ideal do questionamento, seu pensamento constrói uma nova visão da realidade, liderada pelo senso critico da razão em detrimento da atividade especulativa, abandonando a tradicionalidade do pensamento de seu contexto, aquele que era liderado pela filosofia e pelas aceitações prévias de certeza, sem ao menos procurar a pureza das idéias esclarecidas, Descartes expõe-se sobre um método novo, construído por si mesmo, que acredita levá-lo a uma formação madura e pura da realidade e de suas idéias.
 Segundo ele, o pensamento soergue-se sob um rigor racional, cuja sistemática é  sequenciada por passos cautelosos e científicos, sendo , preponderantemente, observáveis e experimentais. Inicia-se pelo questionamento, partindo posteriormente para o destrinchar da matéria estudada de modo que a subdividamos para futuramente especificá-la , pois a clareza está majoritariamente na menor parte do estudo, ou seja, a partir desse momento nota-se a influencia atual de seu pensamento racionalista na sociedade contemporânea. Nada mais simples do que observar os estudos atuais, as experiências realizadas no âmbito científico e na matéria do maquinário industrial. Se notarmos, todos eles passam por um estágio de divisão e especificação , de forma que se possa obter o maior rendimento possível de suas realizações e principalmente conhecer sua essência o mais completo possível, de modo que possamos ampliar sua rentabilidade frente as nossas descobertas.
 O terceiro passo organiza-se como a estrutura do seu pensamento, colocando-os do mais simples ao mais complexo, de maneira que se possa conhecê-lo completamente até chegar a sua conclusão final, a qual é realizada pela aglutinação dos simples passos. Por ultimo, compreende-se a revisão de todo material  analisado, decerto que nada fuja de suas observações e considerações permitindo segurança de sua veracidade.
 Além de seu âmbito racional, o cartesianismo de Descartes abriga o ponto religioso, cuja conciliação com o contexto é de extrema importância para sua realização, visto que, o poder de influencia da igreja era eminente e por assim dizer qualquer contrato de ordem que pudesse ser nocivo ao seu poderio podia ser facilmente aniquilado. Em sua obra, pois, nota-se a existência do ser a partir da forca suprema, a qual ele denomina sendo proveniente de deus e não obstante, para a justificativa de algumas de suas demonstrações, pressupõe a existência do mesmo para partir de seu raciocínio, de tal modo que unifica a razão e a religião.
 O século xxi ,por si só, é o retrato da influencia exercida pelo pensamento moderno de René, cujas bases dos maiores progressos precedem do questionamento, do empirismo para comprovação de sua validade e por assim dizer, da consciência cientifica para corroborar o espírito do desenvolvimento cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário