Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

A DÚVIDA E O DESENVOLVIMENTO



           Em um tempo onde a influência da igreja juntamente com o absolutismo monárquico dominou as tradições, os costumes, a religião e, principalmente, o pensamento, surge uma ciência moderna que se expandiu por toda a Europa e que, devido às contestações dos dogmas católicos, abalou as estruturas da Igreja. O racionalismo adquiriu forças e influências neste mesmo contexto, e seu principal pensador foi o filósofo René Descartes com o seu Discurso do Método.
           Segundo Descartes, no discurso do método utiliza-se o Princípio da Dúvida Metódica, o qual consiste em que tudo aquilo que pudesse supor qualquer dúvida, deveria ser tratado como falso e somente seria considerado verdadeiro aquilo que for incontestável. Não se deve tomar como verdade as ideias concebidas pelos sentidos, pois tais ideias podem ser enganosas. A verdade encontra-se à luz da razão. Com o seu Discurso do Método, Descartes descobre a sua primeira verdade absoluta, pois para poder duvidar é preciso pensar, e para exercer o pensamento é necessário de que exista um ser pensante, portanto, a primeira verdade absoluta e incontestável é de que ele existe.
            Embora Descartes contestasse os ensinamentos da igreja por serem muitas vezes duvidosos e regidos por um líder influenciador, Descartes não contesta a existência de Deus, pois somente um ser mais racional que o próprio homem poderia criá-lo.
             O pensamento de Descartes pode ser muito bem empregado no século XXI, pois assim como no tempo em que René viveu, a população sofria uma enorme influência por meio de ensinamentos e ideias difundidas pela conjuntura do Antigo Regime, a população atual recebe uma influência descancarada de ideias e pensamentos através da mídia. As notícias e ideias que são transmitidas pela mídia não devem ser aceitas como verdades absolutas pelas pessoas, o Princípio da Dúvida Metódica deve ser empregado para que através da razão se encontre a autenticidade dos fatos. 
             O método empregado por Descartes para chegar a uma verdade contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento da sociedade, o uso da razão para desmentir mitos do passado que prejudicavam o avanço científico da sociedade exemplifica esse desenvolvimento social. A busca pelo conhecimento verdadeiro e a explicação de sua diferença com o falso, fez a sociedade evoluir na tecnologia e na ciência e proporcionou uma visão de mundo mais ampla com novos horizontes.

Luis Eduardo Simplicio de Lima (1º ano Direito- noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário