Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Pré-condições para o surgimento da filosofia moderna


René Descartes marca simultaneamente uma ruptura com o mundo antigo e um ponto de partida para a evolução da ciência e filosofia moderna.
Em uma época de transição (início do século XVII) ele ousou questionar e duvidar de absolutamente tudo, seria definido como verdade somente aquilo que resiste à dúvida, e a única convicção que resiste a ela é a certeza da existência, daí surge sua célebre sentença “Penso, logo existo”.
Em seu livro “Discurso do Método” Descartes  propõe encontrar um procedimento para si próprio que o levasse ao “bem pensar”, que o levasse a descobrir tantas verdades quanto lhe fosse possível, para tanto, ele desenvolve alguns passos testados por ele a serem seguidos. E apresenta esse método para que os outros pudessem aplicá-lo em suas áreas de investigações. Ao sugerir sua técnica estabelece um diálogo não só com seus contemporâneos mas com os pesquisadores de todos os tempos.
Apesar de absolutamente cético sobre tudo, Descartes não contesta a existência de Deus,  inclusive o vê como exemplo de perfeição   e “referencial último do conhecimento”.
A base do seu método é a razão,que é como ele mesmo define " o poder de bem jugar e de distinguir o verdadeiro do falso" a dúvida, e a rejeição absoluta a todos os preconceitos, crenças e argumentos de autoridades, ou seja, ele incentiva o desenvolvimento do  “espírito crítico”  e a liberdade de pensamento. Com essa atitude revolucionária ele cria as pré- condições para o surgimento da ciência e filosofia moderna.


Leonor Pereira Rabelo  1º Ano Direito - Noturno  


Nenhum comentário:

Postar um comentário