O conhecimento cientifico filosófico muitas vezes é baseando em conhecimentos anteriores. O caso de Auguste Comte incorpora a iniciativa baconiana que a ciência deve ultrapassar a metafisica, a realidade positiva é comparada a uma ideia incomprovável. No Positivismo o Direito é o termo que normaliza as regras sociais de convívio e o conjunto de normas para que um interesse comum seja realizado ou concretizado dentro do meio social.
Nesse caso o estudo da ciência social e o desenvolvimento do positivismo formaram e ainda formam fortes fatores de melhor compreendimento e controle da população formando uma ciência, uma vez que esse é um pensamento de fácil desenvolvimento e processo, sendo necessário apenas que se entenda e siga somente o que esta escrito ou pré estabelecido por uma ordem vigente. Dentro desse pensamento esta inserido que todos os indivíduos têm uma função social que precisa ser realizada para o bom funcionamento do sistema. No entanto esse mesmo processo pode ser cruel com seus componentes que saem dessa regra pré estabelecida, tentando força-los a reintegrar a ordem ou até mesmo eliminando-os se acreditarem que tal feito não é possível. O grande problema de um sistema positivista é que alguns invividos já nascem fora da determinada regra, mesmo sem terem a intenção, sendo assim esses indivíduos já estão predestinados à serem forçados a integrar a ordem vigente ou serem eliminados.
O Estado positivista conta com três estágios, sendo eles: primeiro o teológico, o das ideias, no qual a ideia da norma surge. O segundo seria o metafisico, onde as ideias se tornam concretas e objeto de estudo pratico, estes são estágios ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo racional. O terceiro seria o estado se dá como o ultimo estagio da construção do conhecimento, seria a concretização e efetivação do conhecimento e da ideia formando a regra estabelecida. Chegasse ao Estado positivo quando o pensamento se separada dedução, atingindo a sua maturidade e sendo racional. Filosofia positiva torna o pensamento um ciência, concretizando-o e dando-lhes moldes de objeto de estudo. No entanto, ainda como uma ciência social não se busca a essência da ideia, mas apenas a vinculação entre os fenômenos de estudo, com esses mesmo pensamentos expostos os estudos sobre eles facilitam a previsão do pensamento e das atividades sociais, tornando possível ser mais fácil de manipular e guiar a sociedade introduzida no sistema.
Na obra de Augusto Comte não ha nenhuma possibilidade de alguém ser eliminado por não se enquadrar na sociedade,nem mesmo de manipular a sociedade ao seu bel prazer;recomenda-se instruí-la e aconselha-la para formar uma sociedade baseada na ciência e na fraternidade.
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