Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2018

Anomia Crônica


Para Émille Durkheim, o conceito de anomia significa a ausência de normas e regras o que leva a desorganização; ao caos social.

A maestria de Durkheim é demonstrada na possibilidade de aplicação de um conceito mesmo mais de uma centena de anos após sua criação. Na verdade, graças ao dinamismo, velocidade e a capacidade de se conseguir uma gama maior de informações com muito menos esforço de pesquisa, este conceito é melhor aplicável na atualidade do que na época de Durkheim.

Uma forma de se checar a aplicabilidade do conceito de anomia nos dias atuais, é a observação dos dados da pesquisa anual do índice de confiança da população em instituições, feita pelo instituto Datafolha. Na pesquisa do ano de 2017, o baixíssimo percentual dos entrevistados que disse confiar em instituições como a presidência da república (3%); do presidente como pessoa (7%); nos partidos políticos (2%); no poder judiciário (20%) e no congresso (3%) reflete o estado de anomia da democracia brasileira.

A democracia brasileira se encontra em estado de anomia, pois a legitimidade da própria representação está em cheque ao constatar que a maioria da população não confia em seus representantes, e mais grave ainda, não confiam principalmente nas instituições que possuem membros eleitos. Este estado de desconfiança é decorrente de problemas estruturais da nação brasileira que foram procrastinados e empurrados para as próximas gerações que não olham o espectro histórico do país e creem que tudo é culpa de um único governo, culpa esta que será transferida para o próximo governo e assim em um ciclo duradouro.

Esta ausência de confiança e a consequente polarização da população, apesar de inicialmente (em 2013) indicar a insatisfação da população e o clamor pela mudança, após alguns anos, se converteu em um ‘’apontar de dedos’’ em que determinados grupos da população escolhem outros grupos como seus inimigos e os culpam por todas as mazelas do mundo, enquanto elegem messias em verdadeiros delírios e defendem que eles magicamente alterarão a realidade do mundo e trarão um paraíso para a nação.

Como visto, o conceito de anomia de Durkheim é aplicável na realidade atual, e da mesma forma que em sua época, Durkheim o usou para apontar distúrbios sociais; a constatação da anomia não deve ser ignorada por governantes que desejem alterar a sociedade para um melhor estado de funcionamento.

Caíque Barreto da Silva – 1 Ano — Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário