Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2018

São fatos e são sociais




Um dia me disseram que meu destino já estava estabelecido,
Que deveria cumprir minha função social e garantir uma tal de harmonia na comunidade.
Bobagem.
O mundo é tão grande.
O corpo social é tão variado.
Se até mesmo as instituições, os costumes, as ideias e as leis mudam conforme as sociedades mudam, porque comigo seria diferente ?
Entendo, porém, que, como cidadão, devo respeitar aquilo que já está difundido na sociedade.
Aquilo que não produzimos sozinhos.
E que aprendemos por uma convivência fora de nós e continuará a existir mesmo após minha morte.
São fatos e são sociais.
Devo segui-los.
Caso o contrário, ficarei sujeito a punições, morais ou institucionalizadas, afim de evitar a anomalia social, a ameaça ao funcionamento da sociedade, a estabilidade.

Em suma,
Mundo imenso,
Povos distintos, 
Imensidões de leis e normas capazes de estabelecer padrões mínimos de ações cotidianas,
Funcionalidades díspares,
Fatos Sociais.


Tainah Gasparotto Bueno - Direito Matutino - 1ºano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário