Desde os primórdios de
formação das sociedades primitivas, as mentes humanas buscam uma compreensão da
natureza e de seus fenômenos. Posteriormente com a formação de sociedades um
tanto mais complexas, surgiram indivíduos que buscavam a compreensão das
mesmas, e também meios de torná-las cada vez melhores. Nessa perspectiva surge
o positivismo, uma doutrina científica e industrial que tem por objetivo
fomentar o progresso das sociedades
humanas, e que emergiu em meio a uma
realidade de mudanças revolucionárias na Europa.
Comte, autor do
positivismo, enxergava o conhecimento como objeto em construção, no qual há
estágios, sendo eles: o teológico, o metafísico e o positivo , sendo este o último e também o clímax da sociedade , no
qual as explicações sobre o mundo seriam produzidas através do método
científico. Para ele, o positivismo dirige-se na ideia de que o conhecimento
verdadeiro pode ser alcançado somente por meio da experimentação e da observação
científica. Isto posto, a obtenção do conhecimento geraria um desenvolvimento
científico responsável por gerar o progresso tão vislumbrado por ele.
Sendo assim é possível
depreender que para a visão positivista a sociedade ideal seria aquela na qual
vigora a ordem e o progresso, ou seja, uma ordem em que cada indivíduo cumpra o
papel que lhe cabe, e que estes trabalhem para garantir-lhes seu lugar dentro
do corpo social, e desse modo gerar o desenvolvimento científico e industrial,
que para o idealizador dessa sociedade é o meio para se chegar ao progresso.
No Brasil, o positivismo
teve grande influência durante a implantação da república. Tal fato tem sua
máxima no próprio lema da bandeira brasileira: Ordem e Progresso. Tais palavras
exteriorizam o pensamento da época, na qual a sociedade enxergava no
positivismo o molde que faria o país alcançar seu desenvolvimento, que na prática
significava apenas sua industrialização e não uma mudança social profunda
.
Apesar de, de fato, ser
possível afirmar, que o desenvolvimento cientifico é importante para a sociedade,
o positivismo, entretanto não contempla todas as partes dela da mesma forma,
muito pelo contrário, para ele existe uma harmonia na sociedade, mas que no
entanto é gerada através de um deslocamento desigual dos indivíduos. Para mais,
Comte entende, que essa sociedade somente poderá gozar da ordem com a condição
de ter somente o mérito como condição de promoção. No entanto, a sociedade e os
indivíduos que a compõem são complexos, o que torna a meritocracia insuficiente
para organizar a sociedade, visto que durante a história, minorias sempre foram
descartadas e colocadas a margem da sociedade. Posto isto, como é possível que
pessoas em diferentes condições na sociedade tenham a mesma capacidade de chegar
a um escopo em comum, sendo que umas sempre estarão a frente de outras, o que
traz a necessidade de umas serem duas vezes melhores que outras.
Contrária a visão
positivista, é possível trazer os argumentos utilizados pelos palestrantes da
IX Jornada Inaugural “Marielle Franco”, que teve esse nome para homenagear a
vereadora que lutava por questões sociais e que teve sua vida interrompida
justamente por esse motivo, por questionar a posição que é imposta aos mais
pobres, e reivindicar justiça. Dentre esses argumentos estavam o fato de que
defender o trabalhador não significa prejudicar a economia, e que o humano é o
protagonista das relações sociais. Dessa forma, notamos que o positivismo de
Comte não enxerga o ser humano como o protagonista, para ele o progresso e a ciência vêm a frente, juntamente com a
necessidade dos seres humanos de se sujeitarem ao que lhes é imposto em
detrimento desse progresso, que não necessariamente significa o progresso para cada
um individualmente.
Em suma, é possível concluir
que o positivismo, não possui uma visão realista e promovedora de mudanças
profundas, já que o imediatismo proposto por Comte, pode solucionar uma questão
no presente momento, mas que num futuro muito próximo se mostrará ineficaz. Ademais,
essa doutrina possui uma visão simplificada de um corpo social complexo formado
por seres humanos, que por natureza são complexos também. Portanto, é possível
concluir que o verdadeiro progresso não está com seu alicerce fincado apenas na
ciência, e sim na força humana de cooperar junto aos outros para fazer do meio
em que vivem o melhor possível para si e para o outro.
Mais um artigo onde o autor apenas repete as mentiras e besteiras ditas por seus professores militantes socialistas/comunistas-marxista,que atacam o positivismo apenas por este ter posições contrarias as ideias deles como direito de opinião,liberdade de imprensa,propriedade privada,livre iniciativa,livre mercado,livre consciência,republicanismo e sociocracia(o poder do povo),que são bandeiras do positivismo e os quais o socialismo/marxista é contra e naõ reconhece como direitos do cidadão. A um fato importante de se mencionar sobre as mentiras ditas neste artigo,que é o fato de os direitos dos trabalhadores por meio de leis,ser uma defesa feita pelo positivismo,pois no socialismo/comunismo-marxista o trabalhador não tem direito algum, e a outra mentira que diz que no positivismo a trabalhador pobre não pode mudar de vida,mostra a maldade dos docentes/militantes das nossas universidades,pois a unica doutrina em que ninguém pode mudar de vida é no socialismo/comunismo-marxista pois estes querem acabar com as classes e deixar todos na miséria,se só existe miséria como sair dela?; Bem o positivismo defende a educação gratuita,laica,cientifica e humanista para todos homens e mulheres,ricos e pobres,para que cada um mude sua vida como quiser,com oportunidades iguais para todos;portanto esse artigo é uma obra de militância,desinformadora e mais nada.
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