Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 25 de março de 2018

O Positivismo nas Questões Atuais

Em sua obra “Curso de Filosofia Positiva“, Comte afirma que a humanidade possui uma marcha progressista e que o homem tende a instaurar novos hábitos em determinados tempos. Em conformidade com isso, o conjunto de ciências e conhecimentos se desenvolveriam a fim de atingir um estado definitivo, ou positivo. Dentre essas ciências, a sociedade seria analisada em uma chamada “física social“, em que os fenômenos sociais seguiriam parâmetros e estariam passível à observação e a um método, assim como as outras ciências.  
Entretanto, é notável como a sociedade é mutável e é difícil estabelecer padrões e conseguir a desejável previsibilidade dos fatos aclamada entre os positivistas. Exemplificando, há as questões como as definições de casamento, trabalho e liberdade, que assumem diferentes sentidos em diferentes tempos, locais e podem mudar rapidamente de conceito em um grupo social. 
Porém é valida a proposta de Comte sobre a coparticipação dos conhecimentos. Ciências como o direito e a sociologia estão intimamente ligados, não sendo correto o distanciamento entre elas uma vez que uma pode ajudar a outra. Há, por exemplo, os casos em que mudanças ou exigências sociais exigiram do direito estudos, analises e criação de novas normas. Assim como há também mudanças jurídicas que afetam a sociedade - como a Reforma Trabalhista. Isso mostra como as transformações em uma área exigirá o desenvolvimento de uma outra.    
Logo, demonstrando-se os conceitos positivistas e sua atual inserção na sociedade, notamos que há pontos em que pode-se usar tal corrente filosófica sem que haja nos estudos, conhecimentos e ideias a estática, que também é abordada nessa corrente.    

Gabrielle Stephanie Reis dos Santos, 1° ano, Noturno, Turma XXXV.

Um comentário:

  1. O que Augusto Comte apresenta através do positivismo é que o sociedade também sofre transformações e que estas transformações podem ser explicadas,se pesquisadas utilizando-se a física social que ele depois rebatizou de sociologia,observando as causas e efeitos dessas transformações,como casamento,trabalho,etc,ele também diz que as várias sociedades no mundo todo andam em velocidade diferentes quanto ao desenvolvimento,cultural,social,cientifico,histórico e econômico por isso a diversidade dos povos;quanto as idéias de estática se referem as instituições como escolas,hospitais,forma de governo e justiça etc... .

    ResponderExcluir