Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

Sociedade Positivista.

De acordo com Comte, para o estabelecimento do regime positivo são necessárias algumas condições, entre elas uma visão de conjunto, principalmente a idéia de solidariedade
Tal visão de conjunto seria despertada por uma educação universal, positiva. Essa educação deveria se direcionar principalmente aos trabalhadores, proletários, pois eles estariam predispostos a aprenderem por não terem sido instruídos pelo conhecimento metafísico. Dessa forma o saber positivo despertaria o gosto pelo trabalho e a aceitação de sua função na sociedade, afastando-os do desgosto por seus cargos e de ambições.
A idéia de solidariedade é de extrema importância para a organização da sociedade positivista, através dela a sociedade teria prioridade sobre o individuo, sacrifícios individuais seriam aceitos visando o bem comum, a própria noção de felicidade deveria estar associada ao bem público, isto é, também seria superior ao sentimento individual.
Dos governos positivos seriam exigidos o cumprimento dos deveres essenciais, os discursos se concentrariam na vida real e suas necessidades e os trabalhadores participariam moralmente do poder. Por fim, a experiência positiva levaria a uma moral de solidariedade social.


Gabriela Bezerra Pucci, 1ºano DN
(5) “Condições do estabelecimento do regime positivo”, Augusto Comte

Nenhum comentário:

Postar um comentário