Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

Descartes e seu Método.

Descartes criticava a filosofia tradicional clássica por produzir conhecimentos que não possuem uma finalidade prática. Ele propôs, então, uma ciência prática, que poderia ser utilizada para o beneficio do ser humano.
O Método criado por Descartes seria um instrumento que conduziria o homem a verdade, através dele se chegaria a um conhecimento seguro. Tal método tem um caráter matemático, pois nessa ciência os conhecimentos são exatos e livre de dúvidas. A dúvida portanto,também seria uma forma de se chegar ao conhecimento , por meio dela e guiado pela razão seria alcançada a verdade, livre de pensamentos sobrenaturais que poderiam induzir ao erro.
O Discurso sobre o método revolucionou a sua época, foi de grande importância para a ciência moderna e influenciou o modo de pensar da humanidade. Transformou a maneira de produzir ciência desde então, e isso reflete inclusive nos dias de hoje, nos quais o conhecimento e a verdade são testados, experimentados, questionados e elaborados através da razão, livre de superstições.


Gabriela Bezerra Pucci, 1ºano DN
(1) "O discurso do Método" René Descartes. (Caps. 1, 4 e 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário