Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

Team work!

Ao discorrer sobre o papel da divisão do trabalho, Émile Durkheim afirma:
" Porque aumenta simultaneamente a força produtiva e a destreza do trabalhador. ela é a condição necessária do desenvolvimente intelectual e material das sociedades; é a fonte da civilização."


A divisão do trabalho, como se pode perceber, é colocada como fator primordial da existência da vida em sociedade, pois ela vincula indivíduos que sozinhos não poderiam sobreviver e gera uma mútua "dependência" entre todos, com cada qual exercendo sua função para o bom funcionamento do corpo social. É válido ressaltar que a divisão do trabalho não tem sentido meramente econômico, baseando-se na produtividade e interesse. O vínculo existe para além do curto período de troca de serviços. Envolve a vida em sociedade e sua organização. Nesse meio encontramos a SOLIEDARIEDADE. Para Durkhein a moral da divisão do trabalho é justamente gerar nas pessoas essa solidariedade social. E o que seria solidariedade?

Ela é um fato social que está incutido em cada um nós para que a sociedade possua harmônia e sincronia. Ela consiste na compreensão e aceitação da sua função como parte do corpo trabalhador para benefício de todos, tanto economicamente como pensando no bem-estar coletivo, pensamento próximo ao de Augusto Comte. Ela não deve ser um preceito, mas sim deve ser observada em nossas ações.




Para mostrar na prática como essa divisão do trabalho é importante, o autor cita os amigos e até mesmo os conjuges. Quando procuramos nos relacionar, procuramos nas pessoas qualidades que nos faltam, para que possamos nos completar. Quando as pessoas são unidas, participam uma das outras de sua natureza e assim se sentem menos incompletas, forma-se pequenas associações onde cada um tem seu papel segundo seu caráter e há uma verdadeira troca de serviços criando o sentimento de solidariedade entre elas. Assim, metaforicamente, a divisão do trabalho serve para manter completo o corpo social. Diferenciações sempre existem, e elas são necessárias para o exercício de diferentes funções.


O individualismo não pode existir na dinâmica de Durkheim. Não é compatível com a divisão do trabalho. Porém é a característica marcante da sociedade atual. Sociedade esta definida pelo autor como sociedade orgânica, onde co-existem diversas formas de pensar e a diferenciação é enorme, o que ao invés de gerar uma melhor divisão do trabalho, criou-se o interesse pessoal e o fortaleceu. Aplicar inteiramente esta proposta de Durkheim hoje talvez seja impossível, porque irá colidir com vários interesses pessoais e não será aceita. Mas é sempre válido té-la em nossas mentes para que lembremo-nos e possamos agir em favor do todo, e não somente em busca de realizações egoístas.


Ana Beatriz Taveira Bachur 1º ano direito diurno

Um comentário:

  1. Boa tarde, vc identifica essa imagem como solidariedade organica ou mecânica? foi questão de uma prova e estou pesquisando pra descobrir a real interpretação dessa imagem.
    desde ja
    obrigada

    ResponderExcluir