Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

O Consenso Social

A Teoria da Divisão do Trabalho foca-se no papel que os agrupamentos profissionais estão destinados a preencher na organização social dos povos contemporâneos. O que se tem como claro, é que Durkheim procura alertar para a anomia em que vivem muitos destes atores sociais, médicos, advogados, engenheiros, etc. na ordem econômica e social, e a crise da moralidade existente entre estas associações. Este desinteresse pela ordem pública muito se deve pelo fato de seres humanos em geral não responderem por outros interesses senão os seus.

Para Durkheim, a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada no grau de consenso entre os indivíduos – a solidariedade. E mais, duas formas de solidariedade social podem ser constatadas: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", as chamadas pré-capitalistas. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. Desse modo, assegura-se a coesão social a partir dessa correspondência de valores.

Por outro lado, existe a solidariedade orgânica, predominante nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas", capitalistas, do ponto de vista da maior diferenciação individual e social, conceito esse aplicado às sociedades capitalistas. Nesta sociedade, não se compartilham os mesmos valores, as mesmas crenças sociais, pois os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecânica a consciência coletiva abrange a maior parte dos membros desta sociedade. Nas sociedades dominadas pela solidariedade orgânica há uma redução desta consciência coletiva porque os indivíduos são diferenciados. Por isso, nestas últimas, em oposição às primeiras, ocorre um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições sociais e há, especialmente, uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais.

No que concerne à divisão econômica do trabalho social, verifica-se que esta é mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais.

Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos.

Um comentário:

  1. Novamente PLÁGIO. Sites plagiados: http://www.airtonjo.com/socio_antropologico02.htm e http://kodorna.blogspot.com/2011/04/sociologia-de-durkheim.html

    ResponderExcluir