Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

A Física Social de Comte.

No século XIX, Comte desenvolveu sua ciência, a Física Social, que seria positiva, assim como as outras ciências em que ele se baseou e considerou que atingiram a positividade, como por exemplo a Matemática e a Física. Tal nova ciência admite como fonte única de conhecimento a utilização do método baseado na observação,dados sensíveis, positivos e a experimentação. Comte desejava analisar os aspectos constantes da sociedade para posteriormente analisar as dinâmicas.
Para ele, o conhecimento da humanidade passaria por estágios necessários para seu amadurecimento. O primeiro estado seria o teológico, no qual a sociedade entende o mundo a partir de mitos e crenças religiosas; o segundo seria metafísico e finalmente o positivo, que seria o ultimo estágio da construção do conhecimento, no qual haveria o triunfo da ciência.
A ciência moderna e a técnica auxiliam o homem, a sociedade industrial que se estabelece. A relação entre elas transforma a natureza e nos traz benefícios.O Positivismo então seria a conclusão da revolução iniciada por Bacon e Descartes, trazendo "ordem e progresso" à sociedade.


Gabriela Bezerra Pucci, 1º ano DN
(4) "Curso de Filosofia Positiva", Augusto Comte

Nenhum comentário:

Postar um comentário