Embora os estágios teológico e metafísico sejam necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e de explicação do mundo, a filosofia positiva marca o amadurecimento do espírito humano.
Em síntese, o Positivismo é a base da ciência social, uma vez que é a interpretação do real, do concreto. Neste contexto, Augusto Comte propõe a compreensão dos fenômenos mais gerais, passando, posteriormente, aos mais complexos. A abordagem dessas leis gerais deve ser fundamentada no conhecimento das "leis lógicas" dos fenômenos, através da integração das ciências, cujo isolamento deve ser rompido com uma reforma na educação. Assim, a filosofia positiva deve ser utilizada como base para a reorganização da sociedade moderna.
O Paradigma Newtoniano, segundo o qual existem leis que mantêm a harmonia e a sincronia no universo, é mencionado pela ciência moderna, principalmente, no conceito de estática. Deve-se, portanto, lembrar que na estática há leis invariáveis responsáveis por garantir a ordem da sociedade, assim como os direitos e deveres dos cidadãos.
Enquanto a estática evita a desordem social, a dinâmica significa a capacidade que a sociedade tem de progredir.
Em relação à possibilidade de implantação do Positivismo, confesso que quando li o pensamento de Durkheim e ouvi as explicações na aula, não reagi muito bem, principalmente por tentar compreender aquelas ideias baseando-me em parâmetros da sociedade na qual estamos inseridos.
A ausência de mobilidade social me pareceu algo injusto, como se os indivíduos tivessem que se submeter, por toda a sua vida, a uma mesma condição, por pior que fosse. É o que eu conclui na metáfora do corpo, na qual cada pessoa deve desempenhar sua função social, a fim de garantir a harmonia do corpo social.
Mas, agora, eu vejo que opiniões como essa estão relacionadas, principalmente, com o contexto social e com o período no qual o sociólogo, no caso Durkheim, viveu. Também, ao contrário do que eu penso, para Durkheim a ordem é o pressuposto do progresso, ou seja, o fato de cada indivíduo ocupar seu lugar social e não se revoltar contra isso é visto como uma forma de progresso. O que para mim seria a ascenção econômica e social ou algo assim, situações consideradas um progresso pessoal na nossa sociedade.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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