Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 15 de maio de 2011

Por que você escolheu o curso de direito?

Se, hoje, a pergunta que titula este texto fosse feita para alunos ingressantes no curso de direito, haveria muitas respostas como: “para ter estabilidade econômica” ou “para ganhar dinheiro”. Tais respostas não causariam surpresa, já que se inserem em uma sociedade individualista, cada vez mais consumista e que privilegia a satisfação econômica.

Nesse contexto, não há nada mais comum do que um aluno dedicar todo seu estudo e esforço para alcançar uma profissão valorizada e uma boa qualificação no mercado de trabalho a fim de garantir um salário satisfatório. Portanto, nessa sociedade, o trabalho adquire uma conotação puramente econômica.

Essa concepção de trabalho entra em conflito com a visão durkheimniana. Para o sociólogo, o sentido do trabalho vai além da questão econômica baseada na produtividade e no interesse individual. Ele defende que a divisão trabalho tem função de gerar uma solidariedade social, isto é, tornar as pessoas solidárias ao ponto de algumas se colocarem em lugares sociais inferiores, em benefício do todo. Assim, o trabalho teria um caráter moral e não um sentido meramente econômico.

Além de conceder caráter moral ao trabalho, Durkheim ainda classifica a divisão do trabalho como essencial á sobrevivência da sociedade; porque é a partir dessa divisão que se cria uma solidariedade coletiva responsável pela harmonia, pelo equilíbrio e pela manutenção do corpo social. Dessa forma, pode-se afirmar, metaforicamente, que a divisão do trabalho está para a sociedade, assim como o sangue está para o corpo humano, pois é aquele que mantém este vivo.

Sendo assim, uma resposta á pergunta do título que agradaria Durkheim seria: “escolhi o curso de direito para atender ás necessidades da consciência coletiva e para confortá-la diante de desvios sociais”. A partir de tal resposta, pode-se inferir a valorização da sociedade (do coletivo) em detrimento do individual. Por esse motivo, ela se adequa ao pensamento durkheimniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário