Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Visões e Necessidades

Em 1862, Pasteur exibia ao mundo seu experimento (mais tarde chamado de Pasteurização) que veio a derrubar a teoria da abiogênese e levou a ciência a uma maior compreensão da microbiologia, houve ali uma mudança de perspectiva, um ponto de mutação.
O filme Ponto de Mutação trata exatamente disso: O diálogo entre uma cientista, um político e um poeta sobre os rumos da política e da ciência no mundo, como eles ainda seguem uma linha de pensamento antiga, mecanicista, e sobre a necessidade de uma mudança na atual perspectiva.
Assim como nos mostra o caso de Pasteur, essas mudanças de perspectiva não surgem espontaneamente, são fruto de uma necessidade humana que não pode ser suprida pelo paradigma anterior. Em 1862, a demanda de se conservar alimentos mais eficientemente e de se esterilizar equipamento médico foram a necessidade propulsora. No filme, a incapacidade dos seres humanos de resolver problemas como a fome, o aquecimento global, a divida dos países de terceiro mundo e a crise de super-população com o atual paradigma, seria o que impulsionaria uma nova perspectiva a se tornar consenso, uma perspectiva que não analisaria os problemas desconstruindo-os pedaço por pedaço, mas sim, analisando as relações estabelecidas em torno desse problema e mesmo dentro dele, a teoria holística.
O filme prossegue discorrendo sobre como essa mudança de visão poderia afetar nosso mundo, e como a antiga visão já não é adequada em muitos casos, por exemplo: A postura intervencionista do governo em detrimento da prevenção (distribui contraceptivos e não considera que o fator que mais diminui os níveis de natalidade é o desenvolvimento social), a postura atual da medicina, que hoje tem tratamentos eficientes, complexos e caros, mas ainda não dá uma atenção suficiente à boa alimentação da população, etc. O argumento é convincente, coerente e inspirador, porém, vale lembrar também que mesmo paradigmas coerentes e consistentes como a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, deram vida à aberrações interpretativas como o Darwinismo Social, mas que, com a devida cautela, essa nova perspectiva pode vir a ajudar e muito nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário