Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Das teorias sobre a vida

Ponto de Mutação é um filme que explora o pensamento filosófico, e como ele se conecta com as relações humanas. A discussão se inicia efetivamente quando os personagens Jack, Thomas e Sonia se encontram.
Sonia, ex-cientista, condena a visao mecanicista dos homens, que encaram a natureza como uma máquina, que pode ser desmontada em partes menores, fáceis de serem analisadas, para ser então compreendida mais facilmente quando for analisada como um todo.
Essa é a visao cartesiana, adotada, segundo ela, pela maioria dos politicos, como Jack, uma visao fragmentária, ineficaz para se resolver os problemas atuais, já que a sociedade há muito vem se transformando, e os problemas estão cada vez mais interligados.
Jack, Thomas e Sonia debatem, ao decorrer do filme sobre como uma mudança de percepção seria útil para se melhorar o planeta. Ao longo do processo, discute-se sobre as aplicações possíveis dessas novas visões na medicina, na política, na economia, e até mesmo no uso mais sustentável do meio ambiente (que, como nos diz Sonia, estaria hoje sendo escravizado, como havia proposto Bacon no século XVII)
Quando a conversa desvia para o porquê Sonia havia largado seu emprego como cientista, inicia-se uma discussão sobre Newton, a física, a composição dos corpos, e a bomba atômica. Newton é criticado por comprovar através de suas equações a visao mecanicista de Descartes, do mundo como uma máquina perfeita.
A esse ponto do filme, Sonia apresenta a Jack e Thomas a “teoria dos sistemas vivos”, que condensaria e poria em prática as ideias ecológicas que melhorariam o mundo. É a teoria holística, contrapondo-se à visão cartesiana. Essa teoria aos invés de fragmentar, olha para os sistemas vivos como um todo, enxerga a dependência comum como um fato científico. Estuda as teias de relações.
No final, no entanto, uma espécie de terceira teoria nos é apresentada por Thomas, a da individualidade dor ser humano, da impossibilidade de se condensar a vida, que ele exalta ao dizer que se sente “tão reduzido sendo chamado de sistema, quanto sendo chamado de relógio” É a teoria de que a vida estaria além de teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário