Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Conexão

Assistir ao filme "Ponto de mutação" foi particpar de uma roda de conversa em um belo lugar, no Monte Saint Michael, na França.O diálogo é entre uma cientista, um político e um poeta, todos cidadãos norte-americanos, mas que foram para a França pois sentiram a necessidade de reverem suas vidas. Cada um possuia opniões e formar de pensamentos divergente, o que torna a discussão deles muito interessante, já que eles analisam todos os lados de uma mesma situação.



Um dos pontos analisados que mais me chamou a atenção foi a análise de um grande relógio que foi o ponto de largada para uma discussão sobre o método cartesiano de René Descartes. A cientista criticando esse método, tenta mostrar ao político como analisar os problemas do mundo como a fome, pobreza e a poluição ambiental são coisas interligadas que não podem ser vistas e resolvidas separadamente. Segundo ela resolver só uma parte, além de não solucionar o todo, após um tempo esta mesma parte fraqueja novamente pois não tem forças contra o problema inteiro.



Toda a discussão é muito válida no sentido em que tudo no mundo, na vida e até as ideias são conectadas. Nada é uma ilha, muito menos o homem. O mundo é globalizado, e apesar deste conceito ser recente, a verdade é que o mundo sempre possuiu uma ligação inseparável. A proposta de Descartes, penso eu, é muito coerente quando tentamos entender uma realidade. Porém quando aplicamos a prática, ou seja, quando tentamos agir e modificar somente uma parte do todo, esse método pode fracassar. Toda ação possui uma reação, já dizia a terceira lei de Newton. E nem sempre a reação ocorre onde aconteceu a ação. Aí é o ponto que o método de Descartes falha, e é imprescindível que se tenha uma visão geral do todo. O efeito gerado será absorvido por outra parte, que provocará uma nova ação que será refletida em outro lugar... gerando uma cadeia continua de transformações.



Para ilustrar essa teia de ações e consequências, posto um video que de forma divertida nos mostra como tudo está conectado até mesmo na "desorganização" e na irregularidade que as coisas acontecem e como seria difícil tentar mudar uma parte apenas desta sequência sem mudar todo o restante... obs: não consegui colocar o vídeo aqui no blog, o video não carregou, por isso deixo o link http://www.youtube.com/watch_popup?v=qybUFnY7Y8w ... desculpe-me!


Nenhum comentário:

Postar um comentário