Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

A Compreensão do Todo

O filme "Ponto de Mutação" retrata uma uma discussão entre um político, um artista e uma cientista e seus diferentes pontos de vista acerca dos problemas do mundo.Problemas como a fome, a pobreza de países subdesenvolvidos e a destruição do meio ambiente causada pelo homem, e nos mostra suas diferentes opiniões sobre o modo como esses problemas podem ser solucionados.
A cientista fala que antes de tudo o homem precisa mudar a sua percepção, ou seja, seu modo interior de perceber o mundo.Isso nos remete a Bacon e a sua visão de que a natureza é escravizada pelo homem e que por essa razão é que o planeta sofre com graves crises ambientais.Para ela somente quando mudarmos essa percepção e que poderemos da início a uma mudança num sentido mais amplo.
A cientista ainda tem uma ideia interessante de que tudo está interligado tanto os problemas e suas soluções como se numa grande rede e que para que possamos resolver os problemas necessitamos compreender o todo. E cita exemplos de que somente uma mudança de atitude como levar uma vida mais saudável pode diminuir drasticamente o risco de doenças e solucionar grandes problemas de saúde pública.Essa ideia da cientista entra em desacordo com Descartes que prega pela análise das coisas como partes diferentes e independentes. Sou adepto das ideias da cientista nesse aspecto porque quando consertamos algo separadamente analisando somente sua especificidade parece-me que solucionamos esse problema temporariamente e que depois outros problemas surgirão.
Ela ainda nos dá uma pequena lição de física da qual um tópico me chamou a atenção quando ela fala da interrelações entre a matéria dizendo que a madeira se relaciona ao ar, que se relaciona a ela, que por sua vez se relaciona ao político, o que para mim pode ser aplicado à sociedade onde vemos claramente que há interrelações entre todos os seus componentes.Reforçando a ideia da compreensão do todo e das redes que interligam esse todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário