Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Visão sistêmica X Visão cartesiana.

Por trás do filme "Ponto de mutação" existe uma proposta de reflexão que se baseia na percepção do todo, em detrimento da individual.Há três personagens marcantes no filme:
O político, o qual logo de inicio percebemos seu posicionamento ao relatar que ' não e difícil governar e sim inútil'.
O poeta, profissionalmente alguém esquecido ou não midiático, conselheiro e amigo do primeiro.
A cientista, com problemas de relacionamento com a filha, e que abandonou sua profissão e vive frustrada em função do rumo a que tomou suas descobertas.Esta ultima se mostra muito sábia e convicta de seus conhecimentos sendo ela, por todo o filme, a condutora ou a inquisitora nas discussões.
Estas por sua vez ganham forma através de diversas metáforas colocadas ao longo do filme, para ilustrar o tema recorrente que é a dicotomia entre a visão cartesiana e a visão sistêmica.
Ao falarem de um átomo, questionaram-se sobre a pequenez do ser e ao mesmo tempo a complexidade das relações que se estabelecem entre as pessoas.Concluem que só a essência é capaz de determinar a real forma do Homem. Trataram também da música ( nota-acorde-melodia) e de um relógio (grandes e pequenas engrenagens) como parte e como o todo. Mas, a observação da árvore foi a conclusiva. Diante da qual os cartesianos somente a dissecariam, ao passo que os sistêmicos avaliariam a sazonalidade, seus ciclos pertencentes e portanto a teia de relações.
Os estereótipos das personagens ao longo do filme são desmistificados e há um amadurecimento e mudança de visão das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário