Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

O Mundo Interligado

O filme "O Ponto de Mutação", baseado no livro de mesmo nome de Fritjof Capra publicado em 1983, critíca a análise cartesiana, que faz uma observação dos mais diversos fatores que envolvem um fenômeno de forma isolada, como se os mesmos agissem de forma indepedente sem que pudessem exercer influência uns sobre os outros.
Essa teoria mostra que existe uma conexão, ou melhor, uma interrelação entre todas as partes, tornando essa, necessariamente, uma visão muito mais idealizada em relação a cartesiana mostrando que a idealização é um mecanismo necessário para a compreensão do mundo que foge muitas vezes do raciocínio lógico, tanto pela abstração quanto pela prévia interpretação de falta conexão entre os fatores.
No início do filme há uma comparação entre a natureza e um relógio, que na visão mecanicista deve ser estudado peça-à-peça a fim de entender o funcionamente deste por completo.
A obra propõe a imediata e irreversível mudança de pensamentos e atitudes para que os problemas mundias sejam revertidos Dentre as análises dos personagens (um político, uma cientista e um poeta) estão questões que envolvem a física, psicologia, economia, medicina, entre outras matérias do saber.


Guilherme Campos de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário