Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Análise sob uma nova ótica

No filme "Ponto de mutação", somos levados a refletir acerca de nossa forma de pensar o mundo e seus problemas. Essa reflexão é inaugurada por meio da discussão travada entre três personagens, mas que se concentra no embate entre o modo de pensar contrastante do político e da cientista. O político representa a maneira de pensar tradicional que está arraigada na sociedade contemporânea e é fruto da teoria cartesiana. Já a cientista propõe uma forma inovadora de compreender a realidade e os seus problemas, uma forma que se mostra contrária ao método proposto por Descartes.
A cientista afirma que tudo no cosmos tem uma ligação física. E a partir deste raciocínio, explica que analisar a realidade por meio da ótica cartesiana, a qual se propõe a separar meticulosamente o objeto de estudo; é um erro, pois essa separação nos impede de compreender com exatidão o funcionamento do todo interligado. E isso é um obstáculo para a solução de problemas.
Ao compreender a linha de raciocínio da cientista, o político a aceita, mas diz que é quase impossível colocá-la em prática, pois estamos acostumados a olhar para os problmeas de uma maneira individualizada.
Penso que a cientista está correta em suas afirmações, mas acredito que a nossa maneira de compreender a realidade tem mudado. A globalização é um fenômeno notável de que tudo está em constante inter-relação e para perceber isso não é necessário grande esforço, apenas temos que buscar entender as origens dos problemas, e nessa busca fica clara a inter-relação entre causas e consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário