Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Visão ecossistêmica

Nada é independente ... parece uma assertiva vazia e clichê, no entanto "Ponto de Mutação" nos apresenta uma nova face dessa frase ao deixar de lado a concepção cartesiana de que o mundo é uma maquina e para ser compreendido deve ser desmontado em pequenas peças a serem estudadas pelos cientistas e elucidar o valor dos fatos e fenômenos como sendo interdependentes e inseparáveis.
Uma vez que algo é analisado apenas por um prisma e em apenas um aspecto, sem levar em conta suas características como um todo e as consequências e premissas de sua existência, não se pode obter o verdadeiro conhecimento sobre este, pois em realidade o que realmente importa à sociedade não é o conhecimento científico puro mas sim os reflexos do mesmo, já que este é o que altera para melhor ou pior a realidade.
Por exemplo, se analisarmos as subpartículas que compõem um átomo sem dar valor ao que elas representam no todo do átomo e da matéria composta pelo átomo, qual seria a importância deste conhecimento? De que seria útil para a resolução de problemas que assolem a sociedade?
Assim sendo, um conhecimento legítimo e digno nasce de uma visão ampla do objeto estudado e todo o meio ambiente que o envolve, e tal visão pode ser tratada por visão ecossistêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário