O filme traz a seguinte indagação: a estrutura adotada em nossa política e em nossa sociedade para a análise de fatos, de problemas e de suas soluções esta correta ou deve sofrer mudanças? Segundo a ciêntista do filme, essa visão apresenta-se equivocada por não ser um método abrangente, que não analisa a interação entre as diversas ações e consequencias presentes no mundo moderno. Ela diz que esse seria o problema da política: consertar uma peça de um enorme quebra-cabeça enquanto as outras peças defeituosas são ignoradas.
O Filme também mostra como nossa sociedade, mesmo apresentando-se tão tecnologicamente desenvolvida, ainda apresenta raízes folosóficas clássicas. A cientista explana sobre as influências que o pensamento moderno sofre por Descartes e seu método cartesiano. Ela fala sobre a necessidade de aposentar tal método uma vez que ele não se apresenta coerente com nossa sociedade: a comparação utilizada é o funcinamento de uma sociedade tão moderna e dependente de um ideário tão antiquado, como o relógio mostrado no filme.
Surge a seguinte pergunta: as ideias clássicas são tão coerentes e essenciais que permanecem presentes em nossos pensamentos contemporâneos, ou nos tornamos dependentes delas e acomodados a elas a ponto de nos segurarmos a esses pensamentos antigos para não criarmos um ideário novo e inerente à nossa época e desenvolvimento tecnológico?
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