Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Mudança de paradigma

O filme ponto de mutação trata de uma análise sobre a história humana e uma síntese que essa analise causa no mundo atual. Há, no filme, um dialogo entre uma Cientista formada em Física moderna, um poeta e um político.

Apresenta-se, no decorrer do filme, o ponto de vista de cada um das personagens. Inicia-se a discussão com a visão do homem acerca da natureza, a partir da teoria mecanicista de Descartes. Posteriormente, contrapõe-se a essa teoria argumentos que demonstram que a natureza não pode ser desmontada, estudada e totalmente dominada, como afirmava a teoria mecanicista. Corrobora-se o argumento da invalidade desta com a imprevisibilidade da natureza e, por conseqüência, dos seus fenômenos.

Além disso, discorre, ainda, sobre física quântica mo que concerne ao conceito de matéria, da dualidade partícula-onda, isto é, do caráter ondulatório ou corpuscular da radiação e do Princípio da Incerteza de Heisenberg.

Já no que tange ao plano político, discorre sobre a degradação do meio ambiente, da fome e do sistema capitalista, partindo-se de uma análise histórica da política e de outras ciências sociais.

Por fim, obra trata de uma grande síntese atual do conhecimento humano em diversos ramos do conhecimento. Verifica-se, pois, a conseqüência da evolução humana e cientifica, resultando na destruição do meio ambiente.

E, por fim, conclui-se que nenhum homem é um ponto isolado. É imprescindível a existência de uma sinergia entre os homens e entre o homem e a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário