Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

relativização das ideias

O filme "Ponto de mutação" retrata a história de um político, um poeta e uma cientista que se interessa por filosofia e ciências.
Em sua maior parte, o filme é constituído por cenas de diálogos entre esses três personagens principais, que discutem as ideias de cientistas como Descartes e Bacon.
Durante uma discussão sobre as ideias de Descartes, a cientista critica a concepção cartesiana de muitos políticos acerca da natureza. Ela afirma que diversos políticos descrevem a natureza como um relógio que pode ser desmontado e que cada uma de suas peças , quando analisada, pode explicar o todo. Ela critica esse posicionamento, propondo que a natureza deve ser vista como um todo através das relações existentes entre cada objeto e que fazemos parte dessas relações. A cientista afirma que, para resolvermos os problemas do mundo, não podemos analisá-los separadamente, devendo compreender as conexões existentes entre eles.
Em discussão sobre as ideias de Francis Bacon, a cientista critica a intervenção na natureza pregada por esse pensador. Ela alega que esse tipo de conduta, a longo prazo, pode ocasionar a carência de recursos naturais, podendo provocar um desequilíbrio ambiental.
As críticas às ideias de Descartes e de Bacon evidenciam que as teorias desses pensadores apresentam limitações, assim como boa parte das teorias filosóficas. Tais limitações se devem sobretudo aos seguintes fatores: a formação teórica de seus idealizadores e o vínculo existente entre elas e o período em que foram elaboradas. Portanto, para a análise de tais ideias é importante levar-se em conta seu caráter relativo, que se deve aos dois fatores supracitados. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo surgimento de tais ideias, e, consequentemente, determinantes das limitações destas.

Gustavo Batista Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário