Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

Toda ação equivale uma reação



O filme baseia-se no livro de mesmo título, de autoria de Fritjof Capra, sendo que o baluarte do enredo é uma discussão e troca de experiências entre uma cientista, um político e um poeta sobre as questões existenciais. Tal fato diverge para uma gama de celeumas em relação à percepção que os homens tem perante o mundo e a necessidade de mudança. Ao longo da trama, são usados pelos personagens diversas citações, sendo que a mais recorrente é de John Donne. Vale ressaltar um parte do poema utilizada por um dos personagens:


" Nenhuma homem é uma ilha isolada


cada homem é uma partícula do continente, uma parte da Terra (...)


E por isso não perguntes por quem os sinos sobram;


eles dobram por ti."


Tal poema pode se relacionar com uma teoria bastante analisada, a Teoria dos Sistemas. Um conhecimento desta Teoria pode nos ajudar a intender a interrelação existente entre o sistema humano, agroindustrial, o sistema natural, meio ambiente, bem como as interrelações existentes dentro de cada um destes sistemas e suas interações. Sendo assim, é necessário analisar o mundo como um todo e não como uma estrutura feita por materias independentes entre si, por isso utilizar o relógio como metáfora analogo ao início do filme, fez como que essa visão se tornasse arcaica nos dias de hoje.


Todos as questões abordadas no filme, serve para refletirmos como somos individualistas em uma era globalizada, assim, o pensamento de Edward Lorenz na qual afirma que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo deveria ser o lema nas nossas vidas, pois sentimos na pele o quão verdadeira é essa afirmação como por exemplo em êpocas de crises financeiras mundiais. Comitantemente, as nossas ações, atualmente, devem ser repensadas, pois damos grande valor apenas no presente e não nos preocupamos com aquilo relacionado a longo prazo; assim, o sistema integrado nos obrigam a planejar e repensar de maneira diferente, visando, tambem, o crescimento sustentável do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário