Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de abril de 2011

O Mundo Interligado


O filme Ponto de Mutação tem como cenário principal um castelo medieval localizado na França onde se desenrola uma conversa entre uma cientista, um político e um poeta, que apesar de terem opiniões diferentes sobre a vida estão abertos a novas concepções e ideias. Através desse diálogo o filme trata de assuntos ligados a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida do ser humano, ao abordar temas como a visão cartesiana do Mundo, o impeto destrutivo das ciências, que tanto afeta a natureza, e a necessidade da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida na Terra.

Segundo o método científico proposto por René Descartes, no século XVII, e que vêm sendo empregado até hoje, deve-se estudar separadamente cada parte do fenômeno para depois entende-lo por completo. Essa visão é duramente criticada pelo filme, pois esse tipo de método talvez tenha sido eficaz há séculos atrás, porém atualmente deve-se olhar o mundo como um todo e não resolver os problemas apenas pontualmente e sim de uma maneira global para que eles não mais se repitam.

Outra visão criticada no filme é a de Francis Bacon, ao propor que a tarefa da ciência é vencer a natureza, a explorando e a destruindo. Essa visão, em certos casos, predomina até hoje, porém atualmente o homem não deve mais destruir e explorar a natureza com tanta voracidade como acontecia antigamente, pois com o aumento da população e do consumo se continuarmos destruindo a natureza dessa forma em breve estaremos em uma situação crítica onde faltará os gêneros básicos para a sobrevivência humana.

O principal ponto abordado pelo filme sem dúvidas é a sustentabilidade, pois o homem está explorando a natureza cada vez mais em busca de recursos naturais, além de desrespeita-la poluindo as águas, o solo e o ar. Todavia essa interferência é maléfica para o próprio homem, pois desencadeia problemas em todo o globo. Se não repensarmos a nossa maneira de utilizar a natureza, a nossa e as futuras gerações sofrerão as consequências.

Portanto, podemos retirar do filme a ideia de que tudo é interligado, diferentemente do que pensava Descartes, que uma determinada ação pode afetar uma área totalmente distinta do globo, além disso vemos que na atualidade, de maneira oposta ao que propunha Bacon, o objetivo da ciência não é mais vencer, explorar e destruir a natureza e sim preservá-la para o benefício do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário