Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018


Raça e cultura

Falar de contribuição das raças humanas para a civilizaçao mundial poderia assumir um aspecto surpreendente, uma coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito nazista. Desde a primeira guerra mundial o nacionalismo creceu de maneira exacerbada, fazendo com que os cidadãos de cada nação se sentissem diferentes e em alguns casos até melhores

Durante a segunda guerra mundial houve pesquisas sociais, gerando até mesmo teorias que diziam que a "raça ariana", branca, seria melhor do que as outras e por esse motivo deveria domina-las. Nada, no Estado atual da ciencia, permite afirmar a superioridade ou a interioridade intelectual de uma raça em relação a outra.

Para Gobineau, as grandes raças primitivas que formavam a humanidade nos seus primórdios-branca, amarela, negra- não eram desiguais em valor absoluto, mas também diversas nas suas aptidões particulares. Existem muito mais culturas humanas do que raças humanas, pois que enquanto umas se contam por milhares, as outras contam-se pelas unidades. Diversidade das culturas humanas é mais problematicas, pois se as culturas humanas não diferem entre si do mesmo modo, nem no mesmo plano.

O ordenamento historico dos selvagens são diferentes do de hoje em dia, mas eles tambem teram que passar pelo mesmo viés evolutivos que nos passamos. Segundo a visão nazista, o pensamento era completamente e diferente e contrario do pensamento antropologico moderno, uma vez que eles dizimaram diversas pessoas por serem de etnias diferentes, considerando-os melhores do que os outros e determinando que esses não poderiam chegar ao seu nivel de superioridade, logo deveriam ser eliminados

O etnocentrismo parece que a diversidade das culturas raramente surgiu aos homens tal como é: um fenômeno natural, resultante das relações diretas ou indiretas entre a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário