Em contraponto com a dialetica idealista proposta por Hegel,onde as ideias movem a realidade , Marx desenvolve a dialética materialista, em que ocorre a observação da matéria, do mundo real, sem o uso de hipóteses mágicas,a matéria é a realidade objetiva e existe independente de nossa percepção ou consciência. Ou seja, as transformações das coisas não se dão a partir das idéias, mas por meio das condições materiais reais.
Na dialética Marxista, o filósofo observa que as relações de produção na sociedade moderna industrial , que colocavam homens que detinham os meios de produção (burguesia/capitalistas) e aqueles que possuiam somente a sua força de trabalho (o proletariado/trabalhadores) em oposição. Para Marx a burguesia seria a tese e a antítese o trabalhador. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes.
Tendo como proposito o capitalista obter lucro ocorria a exploração do trabalho do proletariado, onde o serviço prestado pelo trabalhador era muito maior que seu honorário, isso reflete em um empobrecimento e marginalização dessa classe menos favorecida e o aumento da desigualdade social. As lutas para melhores condições, os questionamentos sobre a desigualdade e as revendicações ao que prejudica os menos favorecidos, são ideais marxistas presentes na sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário