Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dialética materialista

Pensar na continua mudança da realidade através de ideias opostas (tese, é uma afirmação e em contra ponto a antítese que é uma afrimação contrária), dando origem a um termo que preserva elementos das duas (síntese) permitindo uma discussão num patamar mais alto, essa maneira de diálogo, para conciliar ideias opostas,  recebe o nome de dialética.
Em contraponto com a dialetica idealista proposta por Hegel,onde as ideias movem a realidade , Marx desenvolve a dialética materialista, em que ocorre a observação da matéria, do mundo real, sem o uso de hipóteses mágicas,a matéria é a realidade objetiva e existe independente de nossa percepção ou consciência. Ou seja, as transformações das coisas não se dão a partir das idéias, mas por meio das condições materiais reais.
Na dialética Marxista, o filósofo observa que as relações de produção na sociedade moderna industrial , que colocavam  homens que detinham os meios de produção (burguesia/capitalistas) e aqueles que possuiam somente  a sua força de trabalho (o proletariado/trabalhadores) em oposição. Para Marx a burguesia seria a tese e a antítese o trabalhador. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes.
 Tendo como proposito o capitalista obter lucro ocorria  a exploração do trabalho do proletariado, onde o serviço prestado pelo trabalhador era muito maior que seu honorário, isso reflete em um empobrecimento e marginalização dessa classe menos favorecida e o aumento da desigualdade social.  As lutas para melhores condições, os questionamentos sobre a desigualdade e as revendicações ao que prejudica os menos favorecidos, são ideais marxistas presentes na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário