A Revolução Alemã e o
Materialismo Histórico Dialético
Adrenalina, vigor,
inconformidade, ânsia, preocupação, raiva corriam nas veias de um povo submisso
a um governo autoritário, o qual demandava o jovem trabalhador a receber ordens
hierárquicas vindas de cima sem questionamentos e indagações. Trata-se das
veias do povo alemão que rapidamente através de algo análogo a circulação
arterial, afloravam emoções que culminaram em uma série de eventos que ficaram
conhecidos como a Revolução Alemã (1918-1923).
Tais acontecimentos
históricos modificaram intimamente o povo alemão e foram de fundamental
importância na consolidação da Alemanha contemporânea em todos os aspectos,
principalmente no que tange ao seu atual sistema sócio-político. Será
destacada a formulação da Constituição de Weimar, uma das principais heranças
do sistema jurídico alemão, a qual influenciou e introduziu diversas pautas de
demasiada relevância.
A revolução alemã foi um dos
marcos para o povo alemão livrar-se das amarras estruturais arcaicas da
sociedade alemã, comandada pela velha aristocracia agrária prussiana
antidemocrática. Dessa forma, através da observação das leis do desenvolvimento
histórico, através do conflito das relações sociais concretas (Materialismo
histórico dialético), após sucessivos confrontos, manifestações, e greves, a
ordem foi desestruturada e a monarquia esfacelada para a ascensão de uma
república (República de Weimar).
Destarte, o povo alemão
aprendeu a se organizar e passou a ter uma auto-gestão resultando no surgimento
dos conselhos (agrupamentos de operários e cidadãos), os quais
reivindicam pautas pertinentes a realidade do operariado alemão da época. A Constituição
de Weimar apesar de todas suas implicações e críticas; apesar de ter
sido elaborada pela classe dominante, a qual redigiu uma Constituição tangente
aos seus pontos pertinentes e de interesse, introduziu no mundo jurídico o
embrião dos direitos sociais, fundamentais para os ramos marginalizados da
população.
Em suma, o processo evolutivo histórico da sociedade alemã retrata bem a dialética hegeliana utilizada por Marx, o processo de tese e antítese verificou-se, inclusive com ascensão do nazismo, o extremo oposto dos ideais que mantinham a Revolução Alemã. É válido ressaltar uma outra reflexão a respeito dos direitos sociais da Constituição de Weimar; seriam eles uma medida idealizada para o povo? Ou mudanças para acalmar o ânimo do povo e manter a ordem privilegiando a posição das classes abastadas? Como o escritor Giuseppe di Lampedusa escreveu: “É preciso mudar alguma coisa para que tudo continue igual”.
Pedro Henrique Kishi, turma xxxv, noturno
Em suma, o processo evolutivo histórico da sociedade alemã retrata bem a dialética hegeliana utilizada por Marx, o processo de tese e antítese verificou-se, inclusive com ascensão do nazismo, o extremo oposto dos ideais que mantinham a Revolução Alemã. É válido ressaltar uma outra reflexão a respeito dos direitos sociais da Constituição de Weimar; seriam eles uma medida idealizada para o povo? Ou mudanças para acalmar o ânimo do povo e manter a ordem privilegiando a posição das classes abastadas? Como o escritor Giuseppe di Lampedusa escreveu: “É preciso mudar alguma coisa para que tudo continue igual”.
Pedro Henrique Kishi, turma xxxv, noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário