Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018


  O materialismo é uma doutrina que tem por base a matéria como explicação de todos os fenômenos naturais, sociais e mentais. Marx elaborou, a partir da dialética idealista de Hegel, tal dialética materialista, onde dizia que o ser humano é formado por suas relações sociais e tendo o modo de produção grande influência nessa formação. Sua dialética parte da luta de classes entre proletariados e burgueses, tendo como fim uma sociedade sem classes.
  O trabalho teórico de Marx aborda diversos temas que, ainda hoje, são de extrema relevância em nossos debates sobre os problemas presentes em nossas sociedades, sejam eles políticos ou econômicos. O filósofo definiu a luta de classes sociais, entre os diversos conflitos que viriam a aparecer no meio social, como o grande motivo da mudança do mundo social na história humana.
  Classes sócias são grupos de indivíduos que se encontram em uma mesma situação econômica e um mesmo acesso aos meios de produção, esses relacionados com as formas de produção dos bens de consumo encontrados dentro de uma sociedade. Seguindo esse pensamento, pode-se afirmar que é a condição material e financeira do indivíduo que terá grande importância em sua formação, e torna-se inegável que quem tem uma melhor condição financeira, consequentemente tem uma vantagem enorme sobre os que não se encontram na mesma posição, tendo melhor acesso à educação e, consequentemente, aos altos cargos profissionais e sociais.
  Marx se refere a essa condição do mundo social como “concepção materialista da história”, uma perspectiva que atribui grande peso a condição material de cada indivíduo na determinação de inúmeros aspectos de sua vida. Com isso, segundo Marx, o que motivaria as revoluções sociais no nosso mundo não seriam as ideias ou valores, como dizia Hegel, mas sim a situação das classes menos favorecidas. Em seu estudo, Marx observou que todos os grandes conflitos sociais que levaram a mudanças e revoluções estavam ligados à situação econômica das sociedades e, nessa perspectiva, acreditava que a classe proletária também poderia se ascender e causar mudanças nas organizações sociais do atual mundo capitalista, assim como fizeram os comerciantes, que derrubaram o poder da nobreza, durante o período feudal.

Lucas Alvarenga Branquinho Silva – Turma XXXV Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário