Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Direito, historicamente, beneficia principalmente aos interesses daqueles que possuem bens e capital. O materialismo de Marx está presente em nosso meio social, evidenciado pelo fato de que só aqueles que se inserem na classe burguesa conseguem contratar serviços jurídicos de qualidade e defender seus interesses pessoais. O materialismo faz do Direito um artifício dos poderosos.
É possível notar a influência da ciência jurídica na vida da burguesia, como uma arma de opressão e manutenção do status quo. No Brasil, em 2017, enquanto um jovem negro da favela foi pego com 400g de maconha e, por isso, sancionado a prisão por anos, um outro indivíduo, filho de uma desembargadora, foi detido com quilos da mesma droga, respondendo em liberdade. O Direito claramente beneficia aqueles que "pagam mais", ou seja, os indivíduos que se incluem na classe social burguesa, se sobressaindo sobre os demais.
Enquanto o Direito seguir a linha do lucro em primeiro lugar, o meio social será sempre, indiretamente, de domínio burguês, pois o materialismo e o acúmulo de capital serão fatores determinantes na relação de poder entre os indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário