Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Além do trabalho

"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes." (Marx, página 7)

Esta frase foi escrita após a Revolução Francesa, cujos ideais eram "Igualdade, Liberdade e Fraternidade", estes ideais influenciaram todas as sociedades ocidentais, mas quais realmente foram influentes na prática?

Ao analisarmos a "Igualdade" vemos que ela foi somente uma ilusão, pois todos nasciam iguais, no entanto, poucos nasciam ricos (burgueses) e muitos nasciam pobres (proletário ). Analisando a "Liberdade" vemos todos eram livres (menos os escravos das colónias), PORÉM o trabalhador só é livre para vender a sua força de trabalho.

A "Fraternidade" nunca houve fraternidade sempre houve um segregação entre as classes.

Os ideais da Revolução Francesa caíram por terra após a burguesia se dar por satisfeita!

Hoje no Brasil não existe igualdade nem no judiciário, uma mulher pobre é presa em um presídio por furtar um peito de frango e ovos de Páscoa ( notícia em anexo ), enquanto uma mulher da burguesia é condenada por lavagem de dinheiro entre outros crimes em parceria junto com o marido, é condenada a prisão domiciliar.

No Brasil atual também é evidente a falta de liberdade, basta lembrar dos movimento dos "rolezeiros" que eram barrados nos shopping, mas vale lembrar que só eram barrados aqueles jovens de periferia frutos do proletariado, enquanto os alunos da USP não era barrados (notícia em anexo).

A luta de classes não esta somente no campo do trabalho e exploração, mas também no campo da repressão cultural.


>https://www.google.com.br/amp/s/extra.globo.com/noticias/brasil/mae-condenada-pena-maior-que-reus-da-lava-jato-por-roubar-ovos-de-pascoa-21374988.html%3fversao=amp

>http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/01/shopping-que-proibiu-rolezinho-acata-invasao-de-alunos-da-usp-4719.html

Matheus Farias G. dos Santos
Direito - Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário