Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Karl Marx e suas ondulações na sociedade atual


     Um dos principais aspectos que permeia a obra de Marx é a luta entre classes. Tal ideia propõe que as sociedades, em geral, lutam internamente entre uma classe opressora e uma classe oprimida, mesmo que não percebam a olhos vistos, num processo contínuo. Esta ideia, apesar de seus defeitos, pode ser vista hoje em dia em muitos aspectos, e produz muitas ondulações que afetam nosso cotidiano, como, por exemplo, no polarizado e inócuo debate direita-esquerda.

     Aprofundando tal ideia, Marx identificava a classe opressora como a burguesia, maior beneficiada pelo sistema capitalista, e o proletariado, como vítima dos ideais burgueses. Para explicar o motivo das classes oprimidas se conformarem com sua situação, Marx usa muito em sua obra o conceito de alienação, isto é, a divisão do trabalhador do produto que ele produz. Fazendo tal, o trabalhador se vê na necessidade de gastar mais horas de seu tempo trabalhando para conseguir aquilo que produz. Isto envolve também o problema moderno do consumismo, que prega que as pessoas são aquilo que elas tem. Além disso, faz referência também àquilo que Marx chamava de mais-valia. Nesse aspecto Marx se mostrou revolucionário, pois em pleno século XIX ele viu estes aspectos que se mostram muito presentes em nossa sociedade do século XXI.

     Outra das leituras de Marx diz que a burguesia deve sempre reinventar os meios de produção, a fim de se manter no poder. Fazendo isso, ela muda as dinâmicas da sociedade antes que elas tenham tempo de se solidificar, impedindo então uma tomada de consciência e, por consequência, de mudança. Além disso, há também a questão da força que o modelo de produção burguês usa para que todos os países sigam tal sistema. Com a rápida mudança proporcionada pelo sistema, há o barateamento cada vez maior de tecnologias e meios de comunicação, e isso impele todas as nações a seguirem o sistema, sob risco de ficarem para trás. Um exemplo que mostra isso nos dias atuais é a questão da China e dos celulares. A China, apesar de se dizer um país com sistema de governo socialista, tem o sistema de produção capitalista a fim de não ficar para trás em relação a outros países no aspecto econômico, inclusive suplantando-os, mostrando o aspecto da força do modelo de produção. No outro aspecto, o lançamento cada vez mais rápido de celulares da mesma linha mostra como é necessário para o modelo burguês a ideia de renovação, contrário a solidificação das coisas.

     Karl Marx, na segunda metade do século XIX, teve a sensibilidade de ler o mundo e o cerne da cultura burguesa de forma que explica muitos aspectos de fatos sociais que aconteceriam apenas dois séculos depois, podendo ser considerado um visionário. Infelizmente, por questões ideológicas, muitos não se atrevem a ler suas ideias e vomitam preconceitos sobre o autor, seguindo a tendência de polarização dos dias atuais. Tal preconceito, entretanto, não mancha a obra do autor, e mesmo que ela contenha erros, qualquer preconceito baseado neles é apenas mesquinharia, haja vista o número e a complexidade dos acertos do autor.

Gabriel Reis – Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário