Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dialética Marxista Versus a Atual Conjectura Capitalista



     Hegel foi um dos filósofos mais influentes para Karl Marx, parte de sua influência se dá muito na construção da dialética materialista marxista. A dialética de maneira geral se constrói a partir de uma tese (conjectura atual), uma antítese (algo que contrária o tal sistema vigente) e a síntese (o que se germina a partir das mudanças e contradições entre tese e antítese); Enquanto a dialética Hegeliana pregava que os ideais de uma sociedade moldavam as mudanças concretas propriamente ditas, Marx defende que o concreto e material é o que dava sustentação para a mudança de ideais e consequentemente uma transformação efetiva.
     Pelas lentes ideológicas marxistas a consolidação da burguesia no poder político/econômico gerou uma nova tese para o método dialético enquanto o proletariado explorado seria posteriormente sua antítese estabelecendo-se uma luta de classes que teria como síntese a ditadura do proletariado; o comunismo propriamente dito. Para Marx os avanços produtivos tecnológicos e os meios de produção desenvolvidos pelo sistema capitalista burguês seriam essenciais nessa luta de classes; segundo a filosofia marxista o proletariado acabaria por se apoderar desses meios e avanços a fim de construir uma nova sociedade.
     O processo descrito no parágrafo acima se torna no mínimo improvável para não se dizer impossível nos tempos de hoje. O capitalismo se consolidou de uma forma que nenhum outro sistema na história da humanidade havia feito. A principal dificuldade da superação do capitalismo pelo proletariado está na sua capacidade de se moldar e se transformar constantemente a fim de manter-se de acordo com as necessidades e características ideológicas do período em que se vive. Por exemplo, com o surgimento da internet existem inúmeras empresas que movimentam uma quantidade absurda de capital sem ao menos deter qualquer meio de produção, algo que seria essencial para que a classe do proletariado fizesse a revolução marxista.

João Gabriel Simão Marques
Direito Noturno – Turma XXXV

Nenhum comentário:

Postar um comentário