Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

VOCÊ É LIVRE, MAS...


A sociedade brasileira me parece contraditória, de um lado me diz “você é livre, tem a liberdade assegurada pelo art. 5º da Constituição Federal” e de outro parece me encher de recomendações, me educando da forma que ela acha conveniente:

“Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, mas se você for mulher, seja comportada, seja maternal, seja cuidadosa, não saia sozinha à noite, não use roupas curtas, não fale alto, não beba muito, não coma muito...Quer saber?... evite ser mulher também. Só não se esqueça que você é livre:http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/adolescentes-sao-apreendidos-suspeitos-de-participacao-em-estupro-coletivo-em-colegio-no-rj.ghtml. 

“É livre a manifestação do pensamento”, mas cuidado com o que você fala e onde você fala, alguns tipos de comentários não são aceitos e podem ter retaliações. Só não se esqueça que você é livre: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/homem-e-espancado-apos-dizer-que-era-o-mais-bonito-em-bar-no-am-diz-policia.ghtml

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença”, mas não apareça todo de branco na rua, porque pode receber comentários indesejados e quem sabe até uma pedrada na cabeça, principalmente se você for negro... pensando bem, não seja negro, é perigoso. Só não se esqueça que você é livre: https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/menina-candomblecista-vitima-de-pedrada-alvo-de-ofensas-ao-ir-fazer-exame-de-corpo-de-delito-16469553.

“É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação”, mas preste atenção no tipo de atividade que você faz, tatuagens por exemplo, você pode não conseguir um emprego. Só não se esqueça que você é livre: http://www.correiodoestado.com.br/variedades/tatuagem-em-locais-estrategicos-revelam-que-preconceito-ainda/276854/

“Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, mas cuidado com quem você é, não pertença a nenhuma letra da sigla LGBTQIAP, principalmente a T, coisas ruins podem acontecer. Só não esqueça que você é livre: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2017/03/apos-agressao-dandara-foi-morta-com-tiro-diz-secretario-andre-costa.html.

“A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador”, mas não deixe de colocar portões, grades, arame farpado, cerca elétrica, alarme, câmera de segurança, contratar um vigilante, porque se não fizer isso talvez ela seja violável. Só não esqueça que você é livre: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/mulher-morre-vitima-de-latrocinio-apos-filho-se-assustar-com-bandidos-em-boituva.ghtml


Ela me diz para eu confiar na lei, mas me mostra que ela nem sempre é aplicada, me diz que eu sou livre, mas me coloca incessantemente em moldes. Sinto como se ela me dissesse que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” e que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”...  Mas aconselhasse “você não vai querer esperar a lei ter que agir, certo? Você sabe que a justiça brasileira é meio manca e caolha, demora para andar e não enxerga nada bem...Então, é melhor prevenir que remediar”. 

Lauriene Ellen Borges de Bem- 1º Direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário