Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Sonder, o sentimento revolucionário

Segundo The Dictionary of Obscure Sorrows a palavra Sonder significa, em inglês, o sentimento de realização que cada pessoa a nossa volta possui uma vida tão vivida e complexa quanto a nossa. Tal percepção, ainda que momentânea, concede ao mundo que vemos dimensões gigantescas e é capaz de ajudar a compreender os sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
A habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoal é central para o convívio humano, e deve ser a bandeira daqueles que almejam tornar o mundo um lugar melhor, pois, é a compreensão das pessoas e das instituições que permitirá a melhora de nossa sociedade. Por esse ângulo torna-se claro a inadequação da intolerância em nosso corpo social, principalmente daqueles que promovem a violência como solução social.
A maneira de pensar de um grupo mantem a coesão do bando, e o sentimento de ameaça desperta antipatia pelo diferente, que passa a ser abominado. O grupo, então, alimenta um sentimento hostilidade e deixa de reconhecer no outro uma instancia humana, agindo por instinto. A violência que muitas vezes sucede tal situação está presente por toda a história, que nos mostra a certeza que os Nazistas tinha que o diferente devia ser eliminado e como isso manchou a história alemã, com consequências que chegam a contemporaneidade.

A tolerância, assim, deve ser a ferramenta que utilizamos para celebrar o incomum no mundo, com a empatia nos auxiliando a entender aquele que nos é distinto. É a realização que cada pessoa é um mundo a sua maneira que torna nossa breve existência nesse mundo fascinante, rejeitar o diferente é ignorar nossas falhas.

Um comentário: