Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A força dos Fatos Sociais de Durkheim

            O sociólogo francês Émile Durkheim apresentou ao mundo o conceito de fato social, em sua obra “ As regras do método sociológico”. Concepção que  caracteriza-se como todo o fato que independe do indivíduo, mas sim de uma coerção indireta imposta por hábitos construídos pelo coletivo em que o mesmo se insere. Reproduzindo uma espécie de modelo determinado pela sociedade.
            Esse fato é o responsável por inúmeras ações que são habituais ao cotidiano de qualquer individuo que esta inserido em uma comunidade. E que muitas vezes passam despercebidas, sendo encaradas  como fruto de determinada educação. Ao ponto de que os indivíduos que não respeitarem essa “norma”  serem mal vistos pelos demais, mesmo que isso não seja algo que traga malefícios. Como por exemplo, o ato de dar um “bom dia” ao adentrar um recinto no qual já possui outras pessoas.
            Todavia, existem também outros fatos sociais que tornaram-se alienadores e ainda mais sutis à percepção humana, sendo responsáveis até mesmo por alterações na história de nosso país. Caso que pode ser analisado no ódio ao socialismo desenvolvido ao longo do tempo no Brasil.
            Tendo seu pontapé bem visível no período anterior à Ditadura  Militar. O medo de que o país fosse governado por lideranças marxistas, foi criado por uma elite  e se espalhou para toda a sociedade brasileira. Ao ponto de que criou-se um ódio contra aqueles considerados como comunistas, tendo sido até mesmo uma das justificativas que as forças armadas utilizaram, e as elites pressionaram para que o golpe de 1964 fosse feito.
            Fato social que persiste até a contemporaneidade e pode ser identificado nas últimas eleições. Muitos candidatos, sejam eles concorrentes à presidência, câmaras e prefeituras  e por serem filiados a partidos de esquerda são acusados como destruidores da nação. São assim taxados sem quaisquer justificativas racionais, firmando-se como  pós-verdades. Sendo um dos responsáveis, injustamente, por uma esquerda brasileira que detêm representação política aquém da sua capacidade real.
            Fica evidente a força que um fato social pode exercer em um país, moldando sua história por décadas. Por isso, seu estudo é de exímia importância. De maneira que seja uma ponte para que a ignorância social seja quebrada. E toda uma comunidade ou país seja mais guiado pela razão e menos pela emoção no ramo da política.

Aluisio Ribeiro Ferreira Filho – 1° Ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário