Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O poder de coercibilidade do fato social e suas esferas de influência.

A definição durkheiniana de fato social nos permite analisar uma gama enorme de acontecimentos dentro das sociedades humanas através de outros prismas. No passado, mais precisamente no período de consolidação dos ideais da razão durante o século das luzes, viu-se surgir o sentimento de que tudo o homem podia sob a égide do racionalismo.
Todavia, a recém-criada ciência da sociologia demonstrou a existência de determinados padrões capazes de coagir o ser humano a um certo comportamento exterior ao mesmo, que influenciava e moldava suas maneiras de agir, sentir e mesmo pensar. Dessa forma, o homem passou a conceber a si mesmo como detentor de uma menor liberdade.
Desde os padrões de beleza, até as bases morais duma determinada sociedade são influenciados pelos fatos sociais existentes na mesma. No campo da política, por exemplo, somos obrigados a obedecer a determinados modelos de Estado e governo que já existiam anteriormente a nós.
Além disso, instituições desse tipo têm a propriedade de reforçar os fatos sociais anteriormente dispostos. Isso porque, além de disporem de legitimidade no meio social em que existem, estas também detêm o atributo da coercibilidade. Ou seja, a propriedade de forçarem, mesmo que indiretamente esse fato social. Chegando a influenciar, assim, as pequenas esferas de decisão do homem, como a linguagem, a produção de signos e a sua modificação .
Exemplo disso, é a maneira como pré-conceitos, no geral, conseguem transitar entre gerações e formar visões estanques sobre gênero, etnia ou sobre a religiosidade dentro dum grupo.

Davi Pontes 1ºano - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário