Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O corpo doente



Atualmente, o Brasil passa por mazelas sociais graves, aumentando gradativamente a desigualdade de condições, e afastando a população ideologicamente, que ao em vez de sustentar o corpo social, acaba se voltando a um comportamento individualista, o qual se mostra favorável em momentos de crises políticas, econômicas e sociais, na tentativa de refutar o desemprego, por exemplo.

Assim, nesse processo, a sociedade perde sua densidade dinâmica, não funcionando adequadamente, pois o próprio corpo social está desgastado. Ademais, no cenário da crise política, a legitimação da coercitividade também perde sua credibilidade, e não consegue influir nos indivíduos da maneira correta. 

O Brasil, dessa forma, subjuga a população e a necessidade de estabilidade do corpo social para a manutenção de uma estrutura frágil e apoiada no privilégio de alguns, interferindo nas relações coletivas, mas também individuais. As pessoas, então, não acreditando em seus governos, se fecham para a vida coletiva, e acabam alimentando ainda mais o problema do país.

A desagregação brasileira, no entanto, não é só um problema atual, como esteve presente na construção cultural do país. Isso pode ser visto facilmente no fato de que a maior parte das revoluções foram, na verdade, apenas disputas pelo poder, e mesmo no período de abertura democrática, este foi interrompido pelo golpe de 1964.

O país, nesse sentido, sempre careceu de densidade dinâmica ( para Durkheim, unidade moral), a qual ainda se reflete nos problemas políticos, sociais e econômicos da conjuntura atual. Ainda, infelizmente, o país também carece de densidade material, englobando o problema de integração regional, à exemplo disso podemos mencionar o a falta de ferrovias integrando o território, que favorece a xenofobia e as desigualdades sócio-econômicas.

Em suma, os problemas enfrentados pelo país, são a causa da fragilidade do corpo social, mas ao mesmo tempo o próprio efeito dela, já que, por nunca de fato ter existido uma integração funcional no país, a força coletiva também nunca se estabeleceu de maneira equilibrada e eficaz. Assim, talvez, seja necessário, para amenizar as mazelas do país, que Durkheim seja resgatado, trazendo uma perspectiva de integração para o corpo social, e assim garantindo a funcionalidade dos fatos sociais. 

Maria Júlia Paschoal Minto
Direito 1º ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário