Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ecce Homo



“Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço? ” 


      Assim disse Blaise Pascal há quase 4 séculos. Assim disse um homem que, muito embora possa ser considerado um gênio como poucos, é o reflexo puro e cristalino do seu tempo e do seu espaço. Fruto da efervescência racionalista da Europa do século XXVII. E só assim poderia ser; pois o homem é um ser social, e como tal precisa de outro homem para ser homem.
      Este conceito do ser social, grosso modo, busca explicar que todo individuo é um conjunto de construção biológica e genética, alicerçada num corpo cultural e coletivo (social). Não existe um único grupo, ou um conjunto deles, que não tenham cultura, que apresentem um somatório de conhecimentos, crenças, perspectivas de realidades, mentalidades e peculiaridades. A cultura é dinâmica, adaptativa, influenciada e influenciadora de outras culturas.

Ecce Homo

      A negação do individualismo absoluto, em que o homem é o senhor imutável de suas escolhas, está muito relacionado com o pensamento de Durkheim, em que “todo o agir está impelido pelas relações sociais. ” Isto é, que minha maneira de agir, de gostar, de fazer e de sentir estão, de certa forma, ligados ao âmbito social.

Ecce Homo

    Isso não quer dizer que o indivíduo não possua especificidades. Para mim, esse tal de determinismo social não cola. É claro que existe condicionamento, influência e sugestionamento. Mas tanto quanto existe especificidade psicológica, distinção genética, personalidades distintas. De outra forma, como explicar as diferenças presentes entre irmãos gêmeos univitelinos?  Ora, meus caros, o todo é maior do que as somas das partes que a constituem.

Ecce Homo
Lucas Valeriano dos Reis / 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário