Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017


O Fato Social na contemporaneidade 







Segundo Durkheim, grande parte do que acontece na sociedade é fruto da influência de uma corrente de opinião, de um movimento coletivo sobre a população. Se determinada população se amontoa na cidade, em vez de se dispersar nos campos é porque em determinado ela foi induzida a isso. A tal fenômeno Durkheim dá o nome de Fato Social, e o define como “toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.

Ainda de acordo com o pensador, uma maneira típica de observação do fato social é o jeito como as crianças são educadas. Desde o princípio de sua educação as crianças são forçadas a agir e pensar de formas que não se dariam espontaneamente. É nesse sentido, que estabeleço o paralelo entre a teoria de Fato Social de Durkheim e a música de Fábio Brazza.

Fábio Brazza, na letra de Hey João, consegue transmitir a ideia de como se apresenta o Fato Social na sociedade contemporânea. Explorando e criticando o esforço da mídia em geral e do modelo capitalista em moldar os indivíduos a fim de se manter o sistema. Nesse contexto, o cantor critica também a ilusão com os bens materiais, a promoção da competitividade entre os indivíduos, as disparidades sociais e econômicas, a segregação, e principalmente a meritocracia. Em síntese, para Fábio Brazza, e em consonância com Durkheim, "a sociedade" quer te convencer de quem trabalha vence, mas não quer que você vença. Quer somente que você tente, pois com o trabalho e o consumo dos Joãos Ninguém, é que se mantêm a engrenagem e o controle dos Joãos Dória.




Luiz Felipe Fermoselli Andreotti, Direito, 1º Ano- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário