Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

DURKHEIM E SUA ATUALIDADE
O fato social é uma teoria proposta por Émile Durkheim, no qual consiste: "toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior". Há várias discussões sobre a atualidade dessa teoria, já que na prática há uma retirada de individualidade do ser humano. Todavia, é evidente como o nosso agir é direcionado pelas nossas relações sociais, variando de acordo com o contexto.
Nessa via, podemos analisar as brigas de torcida e seu diálogo com o fato social. Em uma simples análise, há a constatação que a maioria dos envolvidos nesse tipo de conflito não são psicopatas ou seres humanos ávidos por sangue mas sim pessoas normais, as quais fora daquele ambiente exercem seus papeis de cidadãos exemplarmente. Então por que essas pessoas agem de forma tão diferente em determinado ambiente? Isso ocorre devido ao fato social, que é "coercitivo, externo e geral", agindo na consciência daqueles presentes e retirando a individualidade de cada um. Desse modo, naquela situação(sociologicamente falando), quem age é o grupo e não o indivíduo. O indivíduo sozinho não seria capaz de perpetrar tais barbaridades, mas com a influência do coletivo isso se torna perfeitamente possível.
Outra coisa passível de análise para a atualidade é a relação entre a teoria Durkheimiana e a do funcionalismo de Bronislaw Malinowski. O funcionalismo de Malinowski propõe que cada sociedade tradicional possui uma tradicionalidade e que suas instituições são estáveis e sem conflitos, visando um equilíbrio natural entre elas para garantir o desenvolvimento humano. Podemos enxergar perfeitamente a influência de Durkheim nessa teoria, na qual as próprias instituições implementam as mudanças quando necessário, visando o equilíbrio de toda a sociedade. Atualmente, podemos exemplificar essa teoria com as instituições jurídicas presente na sociedade ocidental. É evidente a necessidade de uma reformulação contínua desses institutos, porém, eles continuam funcionando da melhor maneira para atender a sociedade. Sem ele, seria nítida a piora do organismo com um todo, podendo levar à sua extinção.
Nessa conjuntura tivemos a oportunidade de analisar um pouco da atualidade de Durkheim, a atualidade de seu autor e a influência sobre a Antropologia e a escola funcionalista. Assim, por mais que possa parecer defasado, Durkheim continua presente na nossa sociedade e mais vivo do que nunca, explicando inúmeros fenômenos do nosso dia a dia.

Antonio Ricardo Carneiro Filho- 1° Ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário