Duvidar de tudo. Esta importante máxima cartesiana defendida em sua obra é ferramenta primordial em sua busca pelo conhecimento, o que desclassifica as ideias de Descartes como mero ceticismo. O autor não duvida por duvidar: sua desconfiança é metódica, e contribui para a formação de uma percepção segura sobre os fatos.
Segundo Descartes, tudo o que está sujeito, pelo bom senso, a incertezas, deve ser descartada como verdade absoluta. O método desenvolvido, que foge de qualquer dogma estabelecido pela sociedade, revolucionou globalmente a metodologia da pesquisa científica. A razão, da qual, para o filósofo, todos são dotados, deve ser usada pelos homens na busca pela verdade e deve sempre vir de nossos próprios pensamentos, os quais seriam as únicas coisas que estão completamente em nosso poder.
Entretanto, a análise da obra pode nos permitir encontrar ideias que, a primeira vista, se contradizem, a partir das reflexões de Descartes em relação à trajetória na busca pela verdade. No Discurso do Método, o filósofo afirma que buscava caminhar em linha reta na busca pela veracidade dos fatos, assim como um viajante perdido na floresta, ao seguir uma linha reta, sempre chegará em algum lugar. Como seria possível seguir esse método sem desviar o caminho ao duvidar das coisas incertas? Ao trilhar o caminho reto, não seria possível chegar a uma falsa conclusão, assim como o viajante chegaria a um lugar indesejado?
Dúvidas podem ser levantadas a partir da obra - afinal, o questionamento é um dos principais métodos defendidos pelo próprio Descartes - mas não há hesitação em afirmar que esta teve contribuição colossal na busca pelo conhecimento e no desenvolvimento da ciência. Até mesmo nos contextos político e religioso, se a racionalidade cartesiana fosse utilizada por todos, certamente a humanidade caminharia para um futuro sem a exploração que há seculos presenciamos. Para buscar a verdade e a justiça, deve-se duvidar de tudo, até do método de Descartes
Alexandre Bastos
1º ano - Direito Diurno
Introdução à Sociologia - Aula 02
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