Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Descartes e a possível persuasão midiática

René Descartes foi um dos filósofos mais revolucionários da história, tendo em vista o contexto em que vivia quando criou suas principais teorias. Ele desenvolveu em sua obra Discurso do Método uma linha de pensamento que consistia no Ceticismo Metodológico, visando encontrar verdades absolutas. Esse "método cartesiano" foi polêmico, pois o autor viveu na Idade Média sob uma situação de dominação permanente da Igreja e um dos principais pontos de sua obra defendia que Deus deveria ser o último referencial de conhecimento.

Em sua teoria há, também, a crítica ao conhecimento sobrenatural e à educação tradicional, pois, para ele, superstições não possuem fundamento e todo conhecimento deve ter utilidade e aplicabilidade no convívio social.

Além disso, um tópico de Descartes de grande relevância  aponta que ele desconfia do conhecimento transmitido pelo hábito, negando o senso comum. Pode-se interligar esse pensamento com a  possibilidade de persuasão midiática e o que isso provoca nas relações humanas.

Sabe-se que a mídia tem um importante papel na divulgação de informações para a sociedade, não só nacional, mas mundial. Ela "diminui distâncias", uma vez que transmite acontecimentos de diversos lugares para as pessoas de todo o planeta.

Entretanto, há diversos canais midiáticos responsáveis por manipular fatos e levar populações inteiras a acreditarem nessas manipulações. Fazendo uma associação desta situação com a filosofia de Descartes, conclui-se que para se alcançar a verdade absoluta é necessário seguir o caminho da clareza e da razão, de modo a duvidar de qualquer coisa que seja passível de dúvidas e colocar essa  razão acima dos sentidos ou hábitos humanos, pois estes podem ser falsos e enganosos.


Gabriela Melo Araújo
1º Ano - Direito Noturno
Introdução à Sociologia - Aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário