Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Descartes, de que cor é o vestido?

     René Descartes, no começo do século XVII, está determinado a expandir as fronteiras do conhecimento sobre o mundo e questionar tudo o quanto já foi estabelecido pela epistemologia até então. A necessidade da investigação veio pois acreditava que suas crenças precisavam ter solidez e resistência; Através de sua obra, O  Discurso do Método, o intelectual inaugura o compreender através da razão. Onde submete tudo aquilo em que acredita a um meticuloso processo de busca pela verdade. 
      Sua filosofia se torna atual ao percebemos a necessidade que ainda temos de questionar os nossos sentidos. Pois o que vemos através de nossos próprios olhos é sempre tomado como absoluta verdade, entretanto, muitas vezes, nos equivocamos. Nossos sentidos podem nos enganar, como já nos advertia René Descartes. O grande exemplo disso é o fenômeno chamado ilusão de ótica. O qual foi responsável por uma discussão viral na internet em fevereiro deste ano. O debate sobre a cor de um vestido em uma foto dividiu os internautas, pois alguns enxergavam branco e dourado enquanto outros preto e azul. A discussão chegou ao fim quando a emissora de televisão BBC por meio de um método científico de análise de imagens concluiu que a cor correta é azul e preto.
      Assim, se Descartes estivesse vivo e apresentássemos a ele esta questão, sua primeira atitude não seria de afirmar uma das combinações de cores, mas iria questionar o que seus olhos estavam vendo para não ser enganado pelo seu sentido de visão.
       
Gabriela Gandelman Torina
1° ano Direito Noturno
Introdução à Sociologia- Aula 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário