Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015


                                 Tênue Fronteira

  Ser racional. Um dos atributos mais valorizados entre o meio social e, entretanto, poucos o possuem. Descartes, com sua metodologia, há tempos colocou a razão como o cerne da humanidade. Para o filósofo, a imaginação é enganosa e tudo o que é guiado pelos sentidos é passível de dúvida. Contudo, apesar de valorizar esse pensamento,a sociedade atual aproxima-se a cada vez mais da filosofia do hedonismo,trocando a lucidez pela busca ao prazer.
  De fato,a valorização demasiada de bens materiais,o cultivo à aparência e a busca do prazer corporal são atitudes já habituais.O corpo é adorado e a alma,distinta deste e essência do ser humano,é esquecida.Exemplo da dissociação com as ideias de Descartes pelo coletivo é o crescimento do ateísmo.Para o pensador,Deus -o ser ideal- é a manifestação da perfeição suprema,Dele o homem recebe tudo o que possui e Nele os corpos fracos e não dotados desse bem subsistem.Portanto,com o afastamento dessa ideologia,os homens tornam-se ainda mais imperfeitos,imersos em uma  existência deplorável.

  A razão é a fronteira que separa o homem dos animais.Com ela é possível adentrar parte da perfeição e decifrar a ignorância.Porém,como o corpo social encontra-se a cada vez mais distante desse ideal,pregando o culto a coisas dispensáveis,essa fronteira tornou-se ainda mais tênue,aproximando os humanos a seres que estes se vangloriam de dominar.

Cibele Lasinskas Machado
1º ano- Direito noturno
Introdução à Sociologia, aula 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário