Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Ensinados pela razão

     O desejo de conquistar o mundo permeia o século XVII com a ascensão da burguesia, classe social que detém os meios de produção e objetiva o lucro. Influenciado por esta classe, René Descartes busca um conhecimento diferente daquele visado pelos antigos filósofos. Enquanto estes contemplam, especulam sem finalidade, aquele procura transformar o mundo através do saber.

     Para concretizar esse projeto, Descartes rompe não apenas com os filósofos, mas também com o sobrenatural, baseando-se na razão (ou bom senso). Tendo-a como base, ele cria um método que consiste em duvidar; fragmentar, pormenorizando a dúvida; ordenar o pensamento do mais simples ao mais complexo e revisá-lo.

     Seus ideais inauguraram a filosofia moderna e influenciaram grandes movimentos como o Iluminismo e a Revolução Industrial. No entanto, a sociedade atual pode se beneficiar ainda mais dos estudos de Descartes. Partindo do questionamento dos conceitos tidos como verdades (senso comum), o povo deve aprofundar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos a fim de compreender o mundo à sua volta e a forma como os fatos são expostos.

     Ao afirmar "Penso, logo existo", em sua obra O Discurso do Método, o pai da filosofia moderna dá uma lição à sociedade ao evidenciar que a razão, que diferencia os homens dos animais, é que caracteriza a sua – da sociedade – existência. Ao deixar de pensar criticamente o homem deixa, portanto, de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário